BV BARROS SOLUCOES EM SAUDE - ME CNPJ 19.234.774/0001-05 EPAO 2200 RESP TÉCNICO CADES VIANA CRO-DF 9547

TRATAMENTO DE CANAL

Tratamento para quem sofre com dores nos dentes

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.

Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar uma solução simples e eficaz para seus dentes doloridos.

Normalmente as pessoas ficam com muitas dúvidas e colocam muitas barreiras sobre o tratamento, escutamos estas perguntas com muita frequência:

- Será que esse tratamento serve para mim?

- Qual preço de um canal, será que custa muito caro?

- Fazer canal dói? Será que vai dar certo?

- Tenho muito medo de dentista, mas quero mudar meu sorriso e eliminar minha dor!

É necessário você ter a atitude de agendar uma consulta, se você não marcar, dificilmente conseguirá ter as respostas para as suas dúvidas.

Queremos te conhecer pessoalmente e conversar sobre seu caso!

Agende sua consulta e juntos vamos planejar o seu novo sorriso, é simples e fácil,as basta querer!

Não perca mais tempo, para agendar clique no botão abaixo ou entre em contato através dos telefones

WhatsApp (61) 98217-5703 e 3026-6053

PERGUNTAS FREQUENTES

Esclarecemos as principais dúvidas a respeito do nossos tratamento de canal

O que é canal dentário?
Consiste em uma estrutura situada na parte interna do dente e raiz. Nessa região está localizado o nervo e vasos sanguíneos do dente, responsáveis por sua vitalidade.

O tratamento de canal enfraquece o dente?
Existe a possibilidade do enfraquecimento do elemento dental com o tratamento de canal, também causado pela cárie dental. Por isso devemos escolher profissionais capacitados para que definam os melhores materiais a fim de restaurar e proteger a estrutura do dente.

É comum sentir dor após o tratamento de canal?
Não. É normal que o paciente sinta a região onde foi realizado o tratamento e o local da aplicação da anestesia mais sensível. Caso haja dor, pode-se lançar mão de analgésicos e anti-inflamatórios.

Em quantas sessões é feito o tratamento de canal?
Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar e do canal radicular.

É comum que o dente volte a doer após determinado tempo?
Não. Caso ocorra dor alguns anos após o tratamento de canal é fundamental analisar clínica e radiograficamente o dente em questão. Pode-se também realizar uma tomografia computadorizada, que fornece imagens mais precisas e tridimensionais.

O dente morre depois do tratamento de canal? 
O dente continua vivo, pois ainda possui todos os tecidos periodontais que o nutrem e fixam na boca. Apenas parte da sensibilidade dental é afetada.

O dente escurece após o tratamento de canal?
O dente escurece devido a hemorragia interna, que pode ocorrer em decorrência de um trauma, ou se o cimento utilizado na obturação for um cimento de coloração escura. Atualmente existem cimentos brancos que não promovem escurecimento da coroa e raiz dentais.

O que acontece se o tratamento de canal não for feito?
Se o paciente não realizar o tratamento de canal quando necessário, poderá ocorrer o surgimento de fortes dores, infecção no tecido ósseo rente ao ápice da raiz levando à um abscesso dento-alveolar agudo, com muito inchaço e altíssimo risco das bactérias migrarem para a corrente sanguínea, causando uma bacteremia e consequentemente risco de vida.

Pequenas e micro-infecções crônicas no ápice das raízes também podem provocar vários tipos de doenças sistêmicas como a endocardite bacteriana, acidentes vásculo-cerebrais (derrames), nascimento prematuro de bebês, abscessos pulmonares, etc.

COMO É O PROCEDIMENTO?

Normalmente o  tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, mas aqui na Certha dispomos de equipamentos importados de alta tecnologia, o que facilita o trabalho do especialista permitindo a finalização do canal em apenas uma única consulta.

De forma resumida e de fácil entendimento, o tratamento consiste em remover o fator causador da dor (cárie, infecção, restaurações antigas ou má confeccionadas). Após isso o dente é desinfectado através de duas formas: 1 uso de medicamentos e uso de equipamentos eletrônicos.

Por último a entrada do dente é selada com material consistente e seguro.

Geralmente o tratamento de canal está associado ao procedimento protético que virá posteriormente deixar esse dente com cor e formato de um dente natural. Por isso é super indicado realizar em menos de 7 dias após a finalização do canal o procedimento que irá fechar o dente (restauração direta, restauração indireta ou coroa protética sobre uma estrutura metálica).